Gaiatice

Entrei de gaiato num navio já bem cheio de gente. Só espero não ter entrado pelo cano. O que se anuncia é um banquete. Sem hora pra terminar, só que sem data pra começar. Mas se a mim sobrarem as migalhas e os descuidos, vou mesmo é pra minha jangadinha. Capenga, mas com espaço suficiente pra esticar as pernas, pescar o peixe do almoço e saborear o vento no rosto. Enquanto isso, tento me divertir no compasso da música que toca, e que não sei bem qual é, pois vem do salão onde todos dançam espremidos, enquanto observo do convés, batendo os pés no ritmo que ressoa no corpo. Respiro. Pode ser que parte das pessoas que vejo sejam meus próprios fantasmas e as projeções de mim mesma. De todo modo, ocupam tanto espaço com mais gente, que não sei se há espaço para que eu exista. Então, quero mesmo é soltar o corpo e dançar no convés, respirando o ar fresco (em vez do ar abafado do salão), ignorando esse monte de gente ali espremida, que me espreita não solicitadamente pelo vidro. (E ai, como me incomoda! Por mim, nem saberiam da minha insignificante existência.) Até que a música se acabe. Até que o desejo se apague. Até que você volte pro salão (já que insiste) pra dançar sem música, enquanto todos batem palmas, aclamando a liberdade. Eu nem quero o banquete: quero mesmo é respirar. E dançar junto quando for possível. Só não tente me arrastar pro salão. Nele, sou obrigada a seguir um compasso que nem é o meu. Quero navegar contigo no nosso tempo. E no nosso ritmo. Quando for possível. Mãos dadas e boas comidas. E outras boas comidas. Sem ninguém à espreita. Sem compassos rápidos a serem seguidos rigorosamente, e num tempo curto. Quero mesmo é poder dar gargalhadas pisando no pé. Inábil. Bamba. Inebriada com o frescor do vento abundante. Feliz por ter espaço. Voo. Vem comigo? Não quero de gaiato: quero a gaiatice.

Deixe um comentário

