Critérios para a democracia?

Gente, eu tô triste de verdade porque eu não vou poder votar neste ano. No mês passado, fui ao cartório eleitoral pra tirar a segunda via do meu título e me infrmar sobre como votar no exterior e só então descobri que o prazo para mudar o local de votação já tinha passado. O cara do cartório ficou espantado e disse que era muito difícil ver alguém com vontade de votar.

Eu sempre adorei eleições. Associo eleições a várias lembranças positivas de infância (inclusive a de marcar um ‘x’ e colocar o voto na urna pra minha mãe, toda orgulhosa). Aqui em casa sempre se discutiu muito sobre política e meus pais sempre foram envolvidos politicamente (não necessariamente na política partidária, embora isso tenha ocorrido algumas vezes). Por isso, não votar, pra mim, é não usufruir de um privilégio importante (e sim, acredito que um voto faça diferença. Imagina se todo mundo pensasse que o seu um voto não faz diferença, o que seria das eleições…)

Na semana passada, que estava em férias com minha mãe e meu irmão na praia, surgiu uma discussão interessante: meu irmão estava argumentando sobre os limites da democracia, no que diz respeito a qualquer um poder se candidatar. De fato, temos candidatos surreais (lembro-me de uma vez em que um candidato bizarro de Sete Lagoas ficou como primeiro suplente para vereador. Eu nem comento os casos de estados como São Paulo, em que temos pérolas como Eneas, Maluf, etc ELEITOS). Meu irmão defende a  ideia de se criar um critério para que alguém possa ser candidato. Daí eu contra-argumentei: “Mas se houvessem critérios, talvez não tivéssemos de ter o Lula como presidente (na minha opinião -e na de 85% dos brasileiros -o melhor presidente que já tivemos). Daí ele me disse que o critério não seria escolaridade, mas que os partidos deveriam limitar o número de candidatos.

Eu concordo que ter o Sérgio Mallandro ou o Tiririca como candidatos é o fim da picada (e a maior divesão do horário eleitoral), mas fico pensando: qual seria o critério a ser adotado? Será que isso, num país historicamente desigual como o nosso, isso só não serviria para aumentar ainda mais a desigualdade, o favoritismo e as ‘panelinhas’ dos partidos políticos? Ao mesmo tempo, não é absurdo ver o quanto candidatos absolutamente despreparados estão aí no poder, apenas pra “fazer carreira”?

Bom, na verdade, eu não sei bem o que opinar sobre o assunto. E vocês, o que acham?

1 Comentário »

  1. […] at 12:04 pm · Filed under Bizarros, Política Bem, lembra que eu comentei sobre aquilo de qualquer um poder se candidatar? Pois é, eis algumas pérolas pra vocês se […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário

