Sobre porque sou agnóstica (?)

Dia desses, tava conversando com a Fernanda, uma amiga minha da pós que está na Alemanha. Não sei como foi, mas acabamos falando sobre religião. Ela comentou que havia lido um post meu falando sobre a morte da Malu, ex-orientadora dela. A conversa foi tão bacana, que conversei com a Fê e ela me autorizou a postar aqui (vai com erros ortográficos de msn e tudo!) . Achei legal compartilhar, de uma forma mais espontânea, o que penso sobre Deus/religiões e “otras cositas más”…

Fernanda! diz:

vc tava na missa de 7o dia da Malu?

=Maíra= diz:

não. não consigo ir nessas coisas. fico mal demais! mas o qq rolou?

Fernanda! diz:

é pq eu escrevi uma mensagem q a Juliana leu lá na missa, achei q vc pudesse ter ouvido…to me lembrando pq gostei do seu texto ” Revolta ruiva” no blog

=Maíra= diz:

ah, não ouv, q pena. vc tem ele aí?

Fernanda! diz:

tenho…quer ler?

=Maíra= diz:

sim!

Fernanda! diz:

vou colar os pedaços aqui…pode ser? Aí vc me fala o q achou quando terminar de ler

=Maíra= diz:

vc tem o arquivo? se quiser, pode me enviar por email

menos trabalhoso pra vc

Fernanda! diz:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lembrei do post

mando pra esse email aqui mesmo?

=Maíra= diz:

sim sim. é o meu email de uso habitual

Fernanda! diz:

mandei

=Maíra= diz:

nó, mto lindo

mto legal qdo vc fala do inesperado, do intocável, do imaterializável

Fernanda! diz:

foi bem verdadeiro…teve muita ressonância pra mim e eu fui lá quando ela tava em coma logo depois da morte cerebral…só familia tinha acesso, mas sei lá porque eu conseguir ir e fiquei sozinha com ela durante uns bons (sei lá) 15 minutos

=Maíra= diz:

nossa, pesado, né?

assim: a minha opinião sobre essas coisas é bem polêmica e nada religiosa. mas acho q o q mais importa, no fim das contas, é esse “eco” de q vc fala no fim do texto: são as conteibuições e as sementes q ela deixou

Fernanda! diz:

é…vi bem essa sua faceta nada religiosa lá no seu texto… vc é ateia? Como escreve? Ou agnóstica?

=Maíra= diz:

ou, n sei, sabe? n paro mto pra pensar nessas coisas. venho de família espírita, então acho arriscado bater o martelo e dizer q não existe deus/espíritos, etc. mas n me importa muito isso, sabe?

isso n implica em n ter comigo princípios morais ou fé. tenho fé na vida, nas pessoas. e me importo mais c o q podemos fazer de concreto, c coisas mais imadiatas

essa transcendência me cansa

essa necessidade de ter q ter um deus pra explicar tudo me parece meio humana e apenas um artfíco pra lidarmos c aquilo q é devastador

Fernanda! diz:

interessantíssimo…jamais imaginei q vc vinha de uma familia espírita…sei como é…a vida deve ser mais ação do que oração…

=Maíra= diz:

se deus existir, certamente ele n é nada disso do q as religiões dizem

agir moralmente, em sentido amplo,  tem sido mto mais desafiador do q agir segundo uma moral religiosa, sabe?

Fernanda! diz:

interessante, um dia (q vc estiver disposta…risos…tiver muito descansada) a gente podia trocar umas ideias pessoalmente…eu adoraria te fazer uma entrevista…risos…mas é sério, acho muito legal o modo como as pessoas (sem religião ou algo semelhante) enquadram a realidade, sabe? Como as coisas sao representadas… e reapresentadas…acho linguisticamente fantástico

=Maíra= diz:

podemos sim! hahahaha

eu n sei se sou ateia. pq meus amigos ateus são extremamente pessimistas. eu sou otimista, apesar do meu ceticismo

acredito q as pessoas podem melhorar e q posso melhorar como pessoa, algo em q meus amigos ateus n acreditam

Fernanda! diz:

minha teoria passa por aí…conheço mais ateus ou agnósticos mais otimistas do q pessimistas

=Maíra= diz:

esse pessimismo me cansa tanto quanto o transcendentalismo

daí eu n sei onde estou. mas certamente n apelo a deus qdo estou desesperada, ehehehhe. esse costuma ser o grande trunfo dos cristãos (e não dos religiosos como um todo): “aposto q se vc passar por uma situação mto difícil, vai rezar”. minh avó teve câncer, meu ex-namorado tentou me matar (na mesma época) e n pedi a deus nem uma vezinha

Fernanda! diz:

acho q a questao toda tá por aí mesmo… na verdade de onde vem o impulso pra se melhorar…nas religioes é a culpa de um modo geral q impulsiona…a ideia do castigo… e daí pros ateus, fica aí uma lacuna…tipo bem pragmático: quando der tempo eu melhoro…eu acho muito divertido

=Maíra= diz:

eu tento me melhorar constantemente

n preciso de religiões para me sentir culpada: tenho uma cobrança interna mto grande

Fernanda! diz:

Mas melhorar pra vc mesma? De onde vem o seu impulso pra melhorar? Vc consegue sistematizar?

=Maíra= diz:

acho hipocrisia vc ter q se valer de uma força externa, de uma força maior, pra poder operar mudanças em sua vida

Fernanda! diz:

entendo…vai ter q rolar uma sessaozinha de analise do discurso…ahhh vai mesmo…no buteco!

=Maíra= diz:

melhorar pra mim, melhorar pras pessoas à minha volta, fazer o melhor naquilo a q me propuser fazer, acreditar q mudanças políticas/sociais são possíveis, acreditar q o brasil tá indo pra frente (mesmo q a passos pequenos), coisas assim.

faço análise há 6 anos, é um exercício constante de olhar pra mim e tentar melhorar de alguma forma, mesmo q de uma forma dolorida, pq a análise mais dói do q conforta, mas os resultados de um mergulho mais profundo são mais eficientes, inclusive pra modificar o forma como me relaciono c as pessoas

Fernanda! diz:

entendo perfeitamente…já fiz uns 5 anos tb…de Freudiana a psicologa…sem dúvida…a gente se ouvir é foda

=Maíra= diz:

religião, de maneira geral e especialmente as cristãs, só deixa as pessoas mais acomodadas aonde estão e c suas consciências mais tranquilas.

mas cada um encontra sua forma

isso n quer dizer q n seja eficiente pra alguns e q n haja pessoas religiosas q n sejam ativas

acho burro e superficial generalizar

Fernanda! diz:

nao tive alta…se é q isso existe na análise… tenho q voltar correndo… vá se preparando pra quando tiver fora do país ou vc vai continuar via Skype…

?

=Maíra= diz:

só q eu truco muita coisa mesmo, n tem jeito hahahah

nem sei se tem como hehehehe

eu me dei alta por um tempo e voltei pra me preparar pra ida mesmo

pq é o meu meior sonho de vida se realizando

Fernanda! diz:

é mesmo, Maíra?

=Maíra= diz:

mta coisa misturada…

Fernanda! diz:

q coisa…

=Maíra= diz:

sim, desde criança

nunca tive sonho de casar

meu sonho sempre foi morar em ourto país, nem q fosse por um tempo

Fernanda! diz:

q bonito…q profundo…to encantada

=Maíra= diz:

tenho fascínio por aprender línguas

conhecer pessoas de outras culturas, essas coisas

acho q é meio q uma forma de responder melhor àquelas perguntas batidas, mas q incomiodam a todo mundo; “quem sou eu?” “onde estou?”

Fernanda! diz:

e vou te contar uma coisa… a cultura é um traço mesmo distintito…como na semântica… vc vai ver…

=Maíra= diz:

ah, imagino q sim e q vou passar aperto c isso tb heheheh

Fernanda! diz:

uma oportunidade incrivel é fazer curso de língua em outro país…vc vai fazer? Vc encontra gente do mundo todo na sal de aula e daí o cultural grita, geme, berra…é demais

=Maíra= diz:

pq nós duas escolhemos países bem distintos de países c cultura latina, né?

vou fazer sim

Fernanda! diz:

e a gente se redescobre mesmo misturada com os outros…vc vai ver

=Maíra= diz:

vou até olhar isso. qro fazer um curso de tradução e um de francês avançado

Fernanda! diz:

vale muito a pena…

Fernanda! diz:

essa é uma das escolhas q eu fiz aqui…de 12 meses, eu escolhi 6 meses estudar alemao em curso…é uma escolha…vc vai recolher corpus no exterior? Ou é aprofundamento teórico?

=Maíra= diz:

preciso dos laboratórios de voz e da metodologia utilizada pelos suíços pra analisar o meu corpus

pq nada parecido c o q qro, em termos de análise, é feito aqui no brasil

Fernanda! diz:

ahhhh… uau!!! Isso é da hora…tomara q sua outra bolsa saia pq 4 meses é só o tempo de esquentar

caso a outra bolsa nao saia, é preciso q vc se prepare mentalmente pra viver sei lá… 6-7 meses em 4!

=Maíra= diz:

pois é

qro tentar ficar 6 meses

Fernanda! diz:

vc pediu 6 meses na outra?

=Maíra= diz:

9 meses

ms tenho visto pra ficar 6 meses, pelo q outras pessoas q foram por 4 meses me disseram

o foda é q tudo em genebra é caríssimo

Fernanda! diz:

mas as chances sao grandes de sair 9 meses, estamos torcendo, ne?

=Maíra= diz:

TOMARA

Fernanda! diz:

Companheira, preciso sair agora…bom demais falar com vc…

=Maíra= diz:

menina, acho q a capes cvai me dar os 9 meses

pq ACABARAM de me mandar um email

pedindo novos documentos

Fernanda! diz:

uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

=Maíra= diz:

e o número do processo corresponde ao do balcão!!!!!

Fernanda! diz:

ahahahahaha…bom demais!!!!!!

=Maíra= diz:

torça/reze/ faça o q vc acreditar (haahhahahaah) pra q dê certo!!!

Fernanda! diz:

pode deixar

=Maíra= diz:

a gente vai se falando, sim?

Fernanda! diz:

farei

=Maíra= diz:

bjão!!

Fernanda! diz:

blz

combinado…tudo de bom aí…bjo

=Maíra= diz:

ótimo falar contigo!

Fernanda! diz:

ahhh e Fica com Deus!!! risos

=Maíra= disse (12:38):

vc tb!! (pq isso só pode trazer coisa boa, né? )

E vcs, o que pensam sobre o assunto?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: